Cuidados


A importância do filtro solar (Dra. Ana Carolina de Queiroz - CRM/SP 112.505)

O envelhecimento da pele envolve uma série de alterações causadas por fatores internos e externos. Os fatores internos englobam o desgaste natural do organismo causado pelo passar dos anos. Acontece com todos os órgãos e tecidos do corpo. A pele se torna mais fina e com pouca elasticidade, causando flacidez, pequenas rugas, mas sem manchas ou alterações em sua superfície. A parte interna do braço é o melhor exemplo.Já dentre os fatores externos, o principal é o fotoenvelhecimento, decorrente dos efeitos nocivos dos raios ultra-violeta do sol sobre a pele durante toda a vida. A pele fotoenvelhecida apresenta rugas superficiais, médias e profundas, sua superfície torna-se áspera, apresentando manchas acastanhadas (melanose solar) e brancas (leucodermia solar), coloração amarelo-acinzentada, flacidez, "sardas" e finas aranhas vasculares. A medida que o fotoenvelhecimento se agrava, começam a surgir lesões pré-malignas como a ceratose ou queratose actínica.

O espectro da radiação solar é bastante amplo. Vai desde os raios cósmicos (ultraraios X) até os raios infravermelhos. Dermatologicamente, os raios ultra-violeta (UV) são os mais importantes:

- os raios ultra-violeta C (UVC) são os mais perigosos, mas não conseguem chegar a superfície da Terra, já que são barrados pela camada de ozônio.
- os raios ultra-violeta B (UVB) são os responsáveis pela vermelhidão, queimadura, ardência e estão associados ao desenvolvimento do câncer de pele.
- os raios ultra-violeta A (UVA) são responsáveis pela pigmentação da pele, pela destruição das fibras de colágeno.

Faça chuva, nublado, frio, neve ou sol, os raios ultra-violeta estão chegando à superfície da Terra.
Como moramos num país tropical, a incidência de raios UV é bastante alta. A intensidade da radiação depende de vários fatores, tais como: altitude, latitude, estações do ano, condições atmosféricas e hora do dia.

O fator de proteção solar (FPS) que encontramos nos rótulos dos filtros solares é calculado através da dose mínima de raio ultra-violeta B capaz de deixar a pele vermelha. Portanto, se a sua pele fica vermelha em 10 minutos sem filtro, ela vai levar 20 minutos pra ficar vermelha usando FPS 2, 2 horas usando FPS 15, 5 horas usando FPS 30 e 8 horas usando FPS 50. Detalhe: essas medidas foram feitas em laboratório. Não temos como considerar isso regra, já que dependemos do vento, da umidade, da latitude, da técnica de aplicação do produto, entre outros fatores.

Portanto, o que importa mesmo é que o filtro solar seja usado diariamente, independente das condições climáticas. Para a sua rotina, o FPS deve ser de 20 a 30, devendo ser aplicado pela manhã e reaplicado no almoço e no meio da tarde. Mas, quando a exposição solar for mais intensa como na praia, piscina, esportes ao ar livre (jogo de futebol, golfe, tênis) ou quando o paciente fez algum procedimento dermatológico, devemos usar FPS de 30 a 50, reaplicando a cada 2 horas. E quanto mais clara for a pele, maior deve ser o fator de proteção solar.

Rede Social

 



Entre em contato

Endereço:Al. dos Maracatins, 1435 - cj. 904 Moema - SP - CEP: 04089-015
Telefone: (11) 5041-2964 | 5041-4429
Celular:(11) 99321-5988